Faça um check-up médico primeiro.
Um nutricionista precisa conhecer seu estado de saúde antes de fornecer orientações dietéticas. Seu médico pode compartilhar sua pressão arterial e informações de exames de sangue, como colesterol no sangue, triglicerídeos, glicemia (açúcar), hemoglobina e níveis de hematócrito (uma medida do volume de glóbulos vermelhos no sangue), entre outros. Alguns problemas de saúde são controlados parcial ou totalmente pela dieta e talvez pela atividade física.
Compartilhe seus objetivos.
Se você procurar aconselhamento nutricional por conta própria, saiba o que deseja realizar. Você quer perder peso? Ganhar peso? Tem mais energia? Pense em seus objetivos com antecedência e certifique-se de torná-los realistas.
Esteja preparado para responder perguntas.
Espere falar sobre seus hábitos alimentares, reações adversas a alimentos, suplementos dietéticos, histórico de peso, preferências alimentares, histórico médico geral, histórico de saúde familiar, medicamentos e hábitos de vida. Esses insights podem ajudar um nutricionista a personalizar os conselhos alimentares e nutricionais para atender ao seu estilo de vida e necessidades de saúde.
Registre sua ingestão de alimentos.
Se for solicitado, anote tudo o que você come e bebe durante vários dias. Anote as quantidades (em xícaras, copos, colheres de sopa, etc.) e como os alimentos foram preparados, como fritos, grelhados ou assados.
Esqueça milagres e balas mágicas.
Um profissional de nutrição qualificado se concentrará nas mudanças em seu estilo de vida e nas escolhas alimentares, e não em resultados rápidos, curas milagrosas ou suplementos dietéticos caros.